sexta-feira, 23 de novembro de 2007

hipocrisia ...

Folha de São Paulo, 23/11/07
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2311200727.htm
Governo exclui preservativo de ato contra a Aids no Cristo

Evento, que será no dia 1º, terá presença de Lula e conta com o apoio da Igreja

Para ONGs, proibição de distribuir e mencionar preservativo partiu da Igreja, que diz que decisão foi tomada junto com ministério

Moacyr Lopes Junior - 6.jul.2007/Folha Imagem
Cristo Redentor sediará celebração oficial do Dia contra Aids


CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL

A distribuição de preservativos e a menção deles como forma de prevenir a Aids foram vetados da comemoração oficial do Dia Mundial de Luta contra a Aids que ocorre no Cristo Redentor, no dia 1º, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
O programa brasileiro de combate à Aids é pioneiro entre os países emergentes e um dos mais respeitados do mundo.
Segundo o Fórum Estadual de ONGs e Aids do Rio, o veto foi uma exigência da Curia Metropolitana do Rio para liberar o santuário para o evento. A Igreja alega que a decisão de não se falar ou distribuir preservativos não foi imposta, mas sim tomada em comum acordo com o Programa DST Aids, do Ministério da Saúde.
O ministério, por sua vez, diz que a questão do preservativo nem chegou a ser discutida com a Igreja porque o evento no Cristo será multi-religioso, focado na solidariedade aos pacientes que vivem com Aids, e não na prevenção da doença.
Para o fórum, que representa 120 organizações de apoio às vítimas da Aids, o fato de o ministério acatar a decisão da Igreja representa um retrocesso na luta contra a Aids. "A Igreja já fez outras imposições e agora vem mais esta: libera o Cristo Redentor, mas não pode ter nenhuma associação à camisinha. Isso é um contra-senso", afirma Roberto Pereira, um dos coordenadores do fórum.
Para ele, a escolha do Cristo foi acertada, especialmente neste ano em que a estátua foi eleita uma das sete maravilhas do mundo. "Mas [o ministério] submeter-se à pressão da Igreja, para nós, é um retrocesso. Solidariedade é superimportante, mas solidariedade sem camisinha, com o perdão do trocadilho, é uma furada."
O bispo auxiliar do Rio, dom Antonio Augusto Dias Duarte, afirma que, desde o início, a Arquidiocese do Rio decidiu apoiar o evento no Cristo por se tratar de um "dia de defesa dos direitos dos doentes da Aids", e não para falar de prevenção. "A Igreja não impôs nada."
Ele afirma que sua oposição ao uso da camisinha como prevenção da Aids é amparada mais em evidência científica do que nos preceitos morais difundidos pela Igreja. Médico, o bispo questiona a eficácia do preservativo devido à suposta alta taxa de falibilidade por mau uso e defeitos de fábrica.
"30% das mulheres engravidam usando camisinha. Você entraria em um avião que tivesse 30% de chances de cair?"
Diversos estudos confirmam a eficiência do preservativo na prevenção da Aids e de outras DSTs. Em um deles, da Universidade de Wisconsin (EUA), demonstrou-se que o uso correto e sistemático de preservativos em todas as relações sexuais apresenta uma eficácia entre 90 e 95% na prevenção do HIV.

Nenhum comentário: