domingo, 26 de abril de 2009

Continuem "criando" porcos ...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u556283.shtml
25/04/2009

EUA dizem que não podem conter epidemia de gripe suína

As autoridades do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) dos Estados Unidos alertaram neste sábado que, apesar do registro de apenas oito casos de gripe suína no país, o vírus pode se propagar facilmente e não poderá ser contido.

"É preciso estar preparado para o pior. A situação é muito séria e estamos muito preocupados", disse durante teleconferência a diretora interina de saúde pública do CDC, Anne Schuchat. "al como estamos tomando conhecimento de infecções em várias comunidades diferentes, não cremos que seja possível conter [o vírus]".

Até agora, ao menos 20 pessoas morreram comprovadamente devido à doença, mas há outras 48 mortes que podem estar relacionadas ao vírus. Centenas estão infectadas no México e oito nos Estados Unidos e a situação é considerada séria.

A OMS preocupa-se, particularmente, com a capacidade de o vírus se transmitir de homem para homem. Todos os casos constatados no México procedem do contágio humano, segundo o ministério mexicano da Saúde. O vírus seria de origem europeia ou asiática, declarou o ministro José Angel Cordova. Segundo as autoridades mexicanas, não há risco de transmissão pela ingestão de carne de porco.

A doença atinge "jovens adultos com boa saúde", e a mutação do vírus é inédita, "com seus genes jamais encontrados antes" segundo a OMS. O fato de os adultos serem o alvo da doença sugere que as populações mais vulneráveis --crianças e idosos-- tenham ficado imunizadas devido às vacinas contra gripe. Remédios antigripais como o Tamiflu também são considerados eficientes contra a infecção, principalmente se administrados quando os primeiros sintomas se manifestam, informou o CDC nesta sexta-feira.

Potencial de pandemia"

"Estamos preocupados e por causa disso, trabalhando agressivamente em numerosas frentes" disse a diretora do centro americano. "Sua propagação está clara. E é por isso que devemos informar que não conseguimos conter a proliferação do vírus."

Dirigentes dos centros de saúde dos Estados Unidos, México, Canadá e da OMC mantêm contactos frequentes para melhor conduzir as investigações.

Os comentários de Anne Schuchat foram feitos posteriormente às declarações, em Genebra, a diretora da OMS, Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan; ela havia dito que o vírus possui "claramente um potential de pandemia" e a evolução da situação era "imprevisível".

Para a OMS, o tempo urge, porque a doença já se estende geograficamente.

A prova, a cepa detectada em 12 casos mortais mexicanos é "geneticamente idêntica" à descoberta na Califórnia, Estados Unidos, país vizinho, onde oito casos não mortais foram identificados, precisou a OMS.

Casos suspeitos foram detectados em Nova York onde 75 estudantes apresentaram sintomas - benignos - da gripe e foram submetidos a análises, segundo as autoridades sanitárias.

Com Efe, France Presse e Reuters

Nenhum comentário: