domingo, 19 de abril de 2009

Folha de São Paulo, 17/04/09
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u552229.shtml
17/04/2009 - 12h15

Reality show holandês defende Bin Laden e condena papa

Publicidade

da Efe, em Haia

Um novo reality show na televisão holandesa gerou polêmica ao declarar o suposto líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, inocente dos atentados de 11 de Setembro nos Estados Unidos e o papa Bento 16 culpado da morte de doentes de aids.

Ambos os veredictos foram proclamados por um júri popular composto por cinco cidadãos holandeses no novo programa de televisão "O Advogado do Diabo", que simula um julgamento de um personagem da atualidade sobre o qual são apresentadas três acusações.

No caso de Bin Laden o júri o considerou somente "culpado" de ser um terrorista, mas o absolveu das acusações de ser líder da rede terrorista Al Qaeda e de ser responsável pelos atentados de 11 de Setembro, onde morreram quase 3.000 pessoas.

O júri condenou o papa Bento 16, que rejeita o uso do preservativo, pelas mortes de muitos doentes de aids e também o considerou culpado por discriminar mulheres e homossexuais.

Um dos primeiros a criticar o programa foi o ex-prefeito de Nova York, Rudy Giuliani, no comando do governo municipal quando aconteceram os atentados, e caracterizou a mensagem do programa como "confusa", segundo informa nesta sexta-feira a agência "ANP".

O programa, que estreou na semana passada, é transmitido às quartas-feiras na televisão pública holandesa, embora a "Avro", a emissora que o projetou, seja financiada com fundos de seus próprios assinantes.

No programa --que, segundo uma porta-voz da rede, quer fazer os telespectadores refletirem-, um conhecido advogado criminalista holandês defende o personagem escolhido a cada semana e outros dois especialistas se fazem de acusadores.

Nenhum comentário: