sábado, 11 de dezembro de 2010

Milhares de pessoas manifestam em Roma contra Governo de Berlusconi

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/12/11/milhares-de-pessoas-manifestam-em-roma-contra-governo-de-berlusconi.jhtm

Milhares de pessoas manifestam em Roma contra Governo de Berlusconi

Roma, 11 dez (EFE).- Milhares de pessoas procedentes de toda Itália se manifestaram neste sábado em Roma convocadas pela principal força da oposição, o Partido Democrata (PD), contra o Governo de Silvio Berlusconi, às vésperas das votações que o Executivo enfrentará no dia 14 de dezembro.

No começo da manhã chegaram a Roma os participantes da manifestação, à qual também aderiu a formação opositora Itália dos Valores (IDV), liderada pelo ex-promotor do caso Mãos Limpas contra a corrupção política, Antonio Di Pietro.

Segundo os organizadores, foram colocados a disposição 18 trens especiais e mais de 1,5 mil ônibus para permitir a chegada dos manifestantes a Roma.

Divididos em duas passeatas - uma liderada pelo secretário-geral do PD, Pier Luigi Bersani, e liderada pela presidente da formação, Rosy Bindi - os manifestantes percorreram as ruas de Roma e terminaram em frente a Basílica de São João de Latrão.

No local, os organizadores montaram um palco para que os líderes democratas pudessem se dirigir aos manifestantes e no qual atuaram vários artistas.

As passeatas avançaram de forma pacífica sob o slogan "Com a Itália que quer mudar", enquanto os presentes levavam bandeiras com as cores do PD, o vermelho e o verde, e cartazes com palavras de ordem como "A Itália mudará e Berlusconi à prisão irá".

Outros cartazes faziam referência aos supostos escândalos sexuais nos quais Berlusconi se viu envolvido nos últimos meses.

"Aqui está a Itália do amanhã", manifestou Bersani perante os meios de comunicação.

Por sua parte, Rosy Bindi se mostrou confiante de que a votação da próxima terça-feira na Câmara dos Deputados significará o fim do atual Executivo.

Na manifestação também estiveram presentes trabalhadores do mundo da cultura, que protestaram pelos cortes previstos pelo Executivo nesse âmbito e as precárias condições trabalhistas nas quais muitos deles se encontram.

Nenhum comentário: