quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Quarta, 17 de outubro de 2007, 10h32

Bush e Congresso perdem mais popularidade

A impopularidade de George W. Bush atingiu um novo recorde, de acordo com uma pesquisa Reuters/Zogby divulgada nesta quarta-feira, que também mostrou que os norte-americanos estão cada vez mais descontentes com o Congresso.

A taxa de aprovação a Bush caiu de 29 % no mês passado para 26 %, o valor mais baixo já registrado nas pesquisas Zogby. Apenas 11 % têm uma avaliação positiva do Congresso, repetindo o recorde negativo de setembro.

O número de entrevistados que vê os Estados Unidos em um caminho errado é de 66 %, alta de quatro pontos. "Há uma real questão entre os norte-americanos agora sobre quão relevante este governo é para eles", disse o pesquisador John Zogby. "Eles nos dizem que querem ação em saúde, educação, guerra e imigração, mas não acreditam que haverá."

A má avaliação do governo republicano e do Congresso de maioria democrata ocorre após mais um mês de inconclusivas disputas políticas sobre os rumos da guerra do Iraque e depois de um veto de Bush à prorrogação de um programa que garante o seguro-saúde a crianças pobres.

O desânimo da população pode causar problemas a ambos os partidos na campanha para a eleição de novembro de 2008. "O comparecimento eleitoral pode até ser mais alto no ano que vem, mas o humor virou contra os ocupantes do cargo, entrando numa mentalidade de 'fora com esses vagabundos'", disse Zogby.

A pesquisa foi feita em âmbito nacional, por telefone, junto a 991 eleitores entre os dias 10 e 14. A margem de erro é de 3,2 %. A avaliação da política externa dos EUA caiu de 24 para 18 %. Sobre a economia, a aprovação diminuiu de 30 para 26 %. A maioria (54 %) avalia sua situação pessoal como ótima ou boa, mas a taxa vem caindo - era de 59 % em agosto e 56 % em setembro.

Eleição
No levantamento eleitoral, a senadora Hillary Clinton ampliou sua liderança entre os democratas, passando de 35 para 46 % das intenções de votos nas primárias do partido.

Em seguida, vêm Barack Obama (saltou de 21 para 25 %) e John Edwards (9 %). Há 12 % de indecisos entre os democratas.

Entre os republicanos, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani ampliou sua liderança sobre o ex-ator Fred Thompson (de 26-24 % no mês passado para 28-20 %).

Mitt Romney saltou de 7 para 14 % e ultrapassou o senador John McCain, que caiu de 13 para 8 %. Entre os republicanos, os indecisos são 18 %.

Na sexta-feira passada, enquanto estava sendo feito o campo da pesquisa, o ex-vice-presidente democrata Al Gore ganhou o Nobel da Paz. Houve tempo para consultar 485 eleitores (margem de erro de 4,5 %) sobre o destino político dele, e 51 % disseram que Gore não deve voltar a se candidatar. Para 40 %, ele deveria tentar novamente chegar à Casa Branca.

Reuters

Nenhum comentário: