terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Rede Bandeirantes de Televisão incentiva práticas de crueldade contra animais

Olá amigos da causa,

A Rede Bandeirantes de Televisão está exibindo todos os domingos, às 11 horas, um novo programa denominado Astros do Rodeio, que, como o nome indica, incentiva essa prática com todos os maus-tratos a animais que ela envolve.

Pedimos para que manifestem sua indignação — não só com o programa, mas também com a emissora e patrocinadores — através de e-mails para os endereços:

cat@band.com.br

astrosdorodeio@band.com.br

ou através de cartas:

A/C Central de Atendimento ao Telespectador

Rua Radiantes, n° 13

Morumbi

Cep: 05699-900

São Paulo- SP

Segue abaixo a carta que foi enviada pelo Instituto Nina Rosa para a emissora e a imprensa.

São Paulo 08 de janeiro de 2008

Aos interessados
Ref: Programa Astros do Rodeio – Rede Bandeirantes de TV

Um incentivo à violência: é dessa forma que os rodeios podem ser encarados. Tal prática causa sofrimento e grande stress aos animais, e mesmo assim existem pessoas que se divertem às custas de sua dor e flagelo.

Afirmar que cavalos, bois e bezerros não sofrem durante a realização de eventos como esse é negar o óbvio, já que aquele não é seu habitat, o animal não sabe o que está acontecendo, fica muito assustado com o barulho, as luzes, os maus-tratos. Além da tortura prévia, como choques e espancamentos, animais mansos são levados ao comportamento anormal de corcovear em desespero numa arena, pois estão sob o jugo de artifícios como o sedém, utilizado para comprimir sua virilha e seus genitais.

Hoje é fácil assistirmos a matérias e reportagens que tratem de assuntos relacionados à importância do meio ambiente, mas e os animais? Eles não fazem parte do que chamamos natureza? E quando se fala de respeito ao próximo, seria possível tratar do assunto limitando-se aos homens, e expondo outros seres a maus-tratos e exploração?

Querer iludir de que os animais não sofrem é um dos atos mais egoístas do ser humano, pois eles não falam como nós, nem recebem ajuda como nós quando nos encontramos em situação de risco. Sofrem em silêncio. Isso não é justo.

Os meios de comunicação têm, sim, uma função social a cumprir, e não apenas a de entreter. Quando se pensa em violência e crueldade, muitas vezes esquece-se dos animais, explorados das mais diversas formas. Assim, seus gritos dificilmente são ouvidos e seu sofrimento passa a ser ignorado. Até quando?

Não apenas os animais saem perdendo com tudo isso, mas a sociedade como um todo, ao apoiar, patrocinar e ensinar diversão às custas de sofrimento.

Informamos que, indo ao ar esse programa tão distanciado da moral, ética e civilidade, estaremos promovendo boicote à emissora e a todos os produtos dos patrocinadores.

Sem mais,

Instituto Nina Rosa – projetos por amor à vida
Educação humanitária – um caminho para a paz

Nenhum comentário: